Financiamento do sistema de cuidados com a saúde

Em França, o financiamento do sistema de reembolso de despesas médicas está organizado em dois níveis principais: regimes obrigatórios e regimes complementares. Regimes básicos de seguro de saúde obrigatório – Caracterizam-se pela obrigação de adesão e contribuição e baseiam-se, portanto, numa solidariedade ampla, baseada em contribuições baseadas nos rendimentos e no acesso a cuidados definidos de acordo com as necessidades.

Os principais regimes de segurança social (regime geral e regime agrícola) estão agrupados no âmbito da União Nacional das Caixas de Seguro de Saúde (Uncam) que tem por função: conduzir a política convencional que determina os vínculos entre o seguro saúde e os profissionais liberais de saúde, definir o âmbito dos serviços elegíveis para reembolso, definir a taxa de cobertura de saúde.
Neuroma de morton como tratar
Os regimes de seguro de saúde obrigatório concentram a sua intervenção a favor dos “grandes riscos”, ou seja, os riscos de saúde que têm maiores consequências nos rendimentos dos segurados, quer porque as suas patologias exigem cuidados de longa duração, duradouros e/ou dispendiosos, ou porque mobilizam uma plataforma técnica significativa tanto em termos de materiais, técnicas e pessoal, como nas despesas realizadas nos hospitais.

Regimes complementares (mútuas, companhias de seguros, instituições de previdência) – Os regimes complementares baseiam-se na solidariedade restrita ao âmbito dos associados e oferecem apoios variáveis, definidos pelo tipo de contrato subscrito. Permitem cobrir a parte das despesas de saúde que não está coberta pelo plano básico obrigatório (taxas moderadas, franquias, pacotes hospitalares, coberturas de óptica, órteses ou equipamentos).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *